quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Você sabe a diferença que existe entre as palavras 
sessão, seção e cessão ?
Pois é, essas três palavrinhas são motivo de muita confusão na hora da escrita, pois elas são foneticamente idênticas. Como assim, “foneticamente idênticas”? As palavras sessão, seção e cessão são exemplos interessantes de palavras homônimas, ou seja, palavras que apresentam significados diferentes, embora tenham a mesma estrutura fonológica e os mesmos fonemas. Então, para acabar de vez com a confusão, vamos esclarecer quando e como cada uma delas deve ser usada, fique atento!
Sessão: a palavra sessão tem origem no latim “sessio”, que significa sentar-se. Sendo assim, transmite a ideia de que a pessoa precisa sentar-se para assistir ou participar de algo. Observe os exemplos:
O filme que queremos assistir será exibido na sessão das sete horas.
Carlos foi à sua primeira sessão com o fisioterapeuta.
O escritor fará uma sessão de autógrafos à noite.
Seção: a palavra seção tem origem no latim sectio, que significa corte. Portanto, seção significa a divisão ou a subdivisão de coisas da mesma espécie. Observe os exemplos:
Os contos de fadas estão localizados na seção de literatura infantil.
O eleitor compareceu à sua seção eleitoral para votar em seu candidato.
O departamento de recursos humanos é a seção responsável por contratar funcionários.
Cessão: a palavra cessão tem origem no latim cessio, que significa ceder. Portanto, está relacionada com a ideia de conceder, doar algo, ceder. Observe os exemplos:
A comissão de formatura agradeceu a cessão do espaço onde a festa foi realizada.
A cessão dos livros será interrompida por tempo indeterminado.
O juiz determinou a cessão imediata dos bens à outra parte interessada.
Você deve ter observado que o significado das palavras sessão, seção e cessão é bem diferente, não é mesmo? Por isso, é preciso ficar atento sobre as situações de uso de cada uma delas, especialmente na linguagem escrita, pois, na linguagem oral, o contexto da significação se encarregará de estabelecer as diferenças, não havendo assim qualquer tipo de prejuízo para a comunicação. Três letrinhas, três significados distintos. Ficou claro para você?

Por Luana Castro
​Graduada em Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Informatica Educacional