quarta-feira, 30 de agosto de 2017

                                     

Polinização



    Muitas plantas que conhecemos são capazes de formar flores e frutos. Os frutos são, na verdade, o resultado de transformações que ocorrem na flor, após sua fecundação. 

A fecundação da flor acontece da seguinte forma: uma estrutura, o estame, produz o grão-de-pólen dentro de uma região chamada antera.


Quando a antera amadurece, ela libera esses grãos. Eles, se entrarem em outro local da flor, chamado estigma, vão até o ovário da flor, fecundando-o. 

Depois da fecundação, a flor sofre algumas modificações, transformando suas partes em fruto e semente.


Esse encontro entre o pólen e o ovário é chamado de polinização. Ela pode ocorrer entre o pólen e o ovário da mesma flor ou de flores diferentes. O vento ajuda bastante nessa missão, levando o pólen consigo para outras plantas.


Além do vento e da água das chuvas, alguns animais também podem fazer a polinização, sabe como? 

As flores geralmente possuem cheiro e cores chamativas. Além disso, podem ter um nectário, que é o local onde são encontradas substâncias com sabor bem agradável para muitos animais (néctar). 

Ao visitarem a flor, seja para se alimentarem do néctar, do pólen ou mesmo de outras estruturas, como as pétalas, o pólen pode grudar no corpo desses animais. Assim, ao se direcionarem para outra planta da mesma espécie, podem fazer com que pólens entrem em seu estilete, fecundando o ovário!

Alguns animais polinizadores são: abelhas, joaninhas e outros besouros, moscas, mariposas, borboletas, pássaros (como o beija-flor) e certos morcegos.


Quando a polinização é feita pelo vento, ela é chamada de anemofilia. Quando é feita pela água, hidrofilia. No caso de animais efetuando a polinização, o nome dado a esse fenômeno é zoofilia.
Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe Escola Kids

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Informatica Educacional