segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

CIÊNCIAS
                                      Resultado de imagem para celula

A presença de células é uma das características que todos os seres vivos possuem em comum. Ela é a menor unidade que forma um indivíduo.

Os seres vivos podem ter somente uma ou diversas células. As bactérias, por exemplo, são formadas somente por uma, tal como mostra a figura abaixo. Alguns fungos, algas e protozoários também são assim. Chamamos de unicelulares todos os seres vivos formados por uma única célula.
As plantas e animais são formados por mais de uma célula. Assim, são considerados multicelulares. Seres vivos multicelulares geralmente apresentam diversos tipos de células diferentes. O conjunto de células é chamado de tecido.

Células são geralmente tão pequenas que não conseguimos enxergar a olho nu, ou seja: sem uso de lentes de aumento especiais. Assim, é utilizado o microscópio para que sejam observadas.


Graças a essa máquina, hoje podemos saber as principais estruturas de uma célula, que são:

- Citoplasma: região gelatinosa, rica em água e sais minerais. É nele que estão estruturas responsáveis por grande parte do funcionamento da célula.

- Núcleo: estrutura arredondada onde se encontra o material genético.

- Membrana plasmática: uma película que fica em torno da célula, selecionando o que entra e o que sai de dentro dela.

                                        

As células das bactérias são mais simples que as dos outros seres vivos. Uma das diferenças é o fato de não possuírem núcleo .  Nelas, o material genético fica em um local chamado nucleoide.

As células das plantas e de algumas bactérias possuem também uma estrutura que fica em torno da membrana plasmática, chamada de parede celular. Ela protege a célula, fazendo com que se apresente mais rígida.



Célula bacteriana (partida ao meio)

                                           

Bactérias


Conheça as bactérias, seres unicelulares que podem, sim, fazer bem aos seres humanos.


As bactérias são seres unicelulares e procariontes
As bactérias são seres unicelulares, procariontes e muito abundantes em todo o planeta. Algumas espécies de bactérias causam doenças, enquanto que outras espécies vivem em harmonia com os seres vivos.
Existem algumas bactérias que conseguem absorver o nitrogênio do ar. Essas bactérias se fixam nas raízes de algumas plantas leguminosas, como o feijão e a soja, repassando à planta todo o nitrogênio absorvido por elas. Com a presença do nitrogênio, a planta consegue crescer mais e gerar melhores frutos; e em troca, a planta oferece às bactérias alimento e moradia. Essa relação que a bactéria mantém com a planta é uma relação harmoniosa que favorece os dois lados.
Figura mostrando os nódulos em uma raiz de leguminosa. Esses nódulos possuem células que estão repletas de bactérias
Figura mostrando os nódulos em uma raiz de leguminosa. Esses nódulos possuem células que estão repletas de bactérias
Algumas bactérias são chamadas de saprófagas porque se alimentam de matéria orgânica em decomposição. Elas são muito importantes para o meio ambiente, pois são capazes de degradar todo e qualquer tipo de substância orgânica, mantendo o ambiente limpo, sem acúmulo de matéria orgânica.
Certas bactérias, ao realizarem o processo de respiração, produzem um composto chamado de ácido láctico. Esse composto é muito utilizado na produção de alguns alimentos como queijo, coalhadas e iogurtes. Outras bactérias, também pelo processo da respiração, originam um composto denominado álcool etílico, que é utilizado na produção de bebidas alcoólicas.
Os lactobacilos convivem em harmonia com os seres humanos
Os lactobacilos convivem em harmonia com os seres humanos
Há bactérias que vivem em nosso organismo e não nos causam nenhum mal. É o caso das bactérias chamadas de lactobacilos, que vivem em diversas partes do nosso corpo, como o intestino, e impedem o desenvolvimento de outras bactérias que causam doenças.
As bactérias chamadas de bactérias parasitas conseguem alimento através dos tecidos corporais dos seres vivos, causando doenças como lepra, coqueluche, tuberculose, cólera, tétano, entre outras.
Algumas bactérias podem causar doenças graves nos seres humanos
Algumas bactérias podem causar doenças graves nos seres humanos
Os antibióticos são os medicamentos mais indicados para combater as doenças causadas por bactérias. Algumas doenças, como o tétano e a coqueluche, que são causadas por bactérias, podem ser prevenidas com a vacinação, mas a melhor forma de se prevenir de muitas doenças bacterianas é mantendo uma boa higiene.

Fungos

Saiba mais sobre os fungos, seres vivos que contribuem no equilíbrio da natureza!

Existem no mundo cerca de 70 mil espécies de fungos já classificadas
Você já deve ter visto e ouvido falar dos fungos, mas será que você sabe reconhecê-los?

Os fungos são organismos eucarióticos, que não produzem o seu próprio alimento. Ao contrário do que muitos pensam, os fungos não são plantas e nem são classificados no mesmo reino que elas. Os fungos possuem características muito diferentes, por isso eles foram separados em um reino só para eles: o Reino Fungi.

Na natureza nós encontramos fungos unicelulares e fungos multicelulares, e a maioria das espécies vive no solo, nutrindo-se de cadáveres de animais e de plantas. Outras espécies de fungos nutrem-se de matéria orgânica viva, causando doenças em animais e plantas e o apodrecimento de frutas e verduras.

Os fungos, juntamente com as bactérias, são os principais decompositores de matéria orgânica na natureza
Os fungos, juntamente com as bactérias, são os principais decompositores de matéria orgânica na natureza

Nos dias atuais são conhecidas mais de 70 mil espécies de fungos, mas especialistas acreditam que há em todo o mundo aproximadamente 1,5 milhão de espécies.

Os fungos e as bactérias são os principais decompositores na natureza e têm um importante papel na reciclagem de nutrientes orgânicos, fundamentais no equilíbrio da natureza.

Algumas espécies de fungos são utilizadas na produção de alimentos, bebidas e medicamentos. Fungos unicelulares, conhecidos como leveduras, são utilizados na fabricação de pães e bebidas alcoólicas. Alguns cogumelos, conhecidos como champignon e shitake, são empregados na culinária e consumidos em diversos pratos. Na fabricação de certos tipos de queijo são empregados fungos que lhes dão um sabor bem característico.

Algumas espécies de fungos são muito utilizadas na fabricação de alimentos e bebidas
Algumas espécies de fungos são muito utilizadas na fabricação de alimentos e bebidas

Em 1920, cientistas descobriram uma substância que poderia ser utilizada em antibióticos, presente em um fungo chamado Penicillium. A partir de então, os fungos começaram a ser empregados na produção de antibióticos e outros medicamentos.

Na natureza também há os fungos parasitas, que causam doenças em animais e plantas, como a ferrugem do cafeeiro e as micoses na pele de animais.
fonte:. escola kids;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de Informatica Educacional